Seguidores

terça-feira, 21 de agosto de 2012

Consultando dicionários ... (parte 2)




OBS.: VEJA LOGO ABAIXO A ATUALIZAÇÃO DA NOVA ORTOGRAFIA.


Nossa primeira conversa foi sobre a ordem alfabética. Como vimos, a preocupação com isso não limitar-se à primeira letra da palavras. Você deve lembrar que nas eleições de 2002 se formaram grandes filas nos locais de votação porque alguns mesários tinham dificuldade para encontrar os nomes das pessoas nas listas.
Quem vem antes: "Rogério" ou "Roberto"? "Maria" ou "Mara"? "Roberto" vem antes de "Rogério", porque o "b" vem antes do "g"; "Mara" vem antes de "Maria", porque o "a" vem antes do "i". Quer uma sugestão para um belo exercício? Faça com seus colegas uma lista de nomes (de frutas, de cidades, de países etc.). Cada membro da turma da turma dá um ou mais nomes até que se chegue a trinta, quarenta ou cinqüenta. E depois? Bem, depois tudo vai ser posto em ordem alfabética. Bom trabalho! Divirtam-se!
Por falar em ordem alfabética, muitos perguntam se o "k", o "w" e o "y" fazem parte do nosso alfabeto. "O nosso alfabeto tem 23 ou 26 letras?"
O "Formulário Ortográfico" que é oficial, diz exatamente isto: "O alfabeto português consta fundamentalmente de 23 letras: a, b, c, d, e, f, g, h, i, j, l, m, n, o, p, q, r, s, t, u, v, x, z. Além dessas letras, há três que só se podem ser usadas em casos especiais: k, w, y". Moral da história: o "k", o "w" e o "y" não fazem parte do nosso alfabeto, que, como acabamos de ver, é formado por 23 letras.
E que "casos especiais" são esses que o "Formulário Ortográfico" cita? São basicamente os relativos aos símbolos e abreviaturas internacionais ("K", de potássio; "kg", de quilograma; "km" de quilômetro) e aos nomes estrangeiros e às palavras que derivam deles ("quilowatt", que vem do físico escocês James Watt, "wagneriano", que se refere ao músico alemão Richard Wagner; "Washington", nome da capital dos Estados Unidos). Também se usam as letras "k", "w" e "y" em algumas palavras que, embora freqüentes em nosso dia-a-dia, não foram aportuguesadas ("show", "web", "walkman" etc.).
Fonte: Prof. Pasquale Cipro Neto

ATUALIZAÇÃO:
O novo Acordo Ortográfico inseriu mais três letras no nosso alfabeto. Ao invés de 23 letras, agora o alfabeto conta com 26, com a incorporação do K, W e Y.
A atualização das novas letras fica restrita a alguns casos, como já acontece atualmente.

  • Nomes próprios de pessoas e seus derivados;
Exemplos: Franklin, frankliniano; Kant, kantistno; Darwin, darwinismo; Wagner, wagneriano; Byron, byroniano; Taylor, taylorista;
  • Nomes próprios de lugares originários de outras línguas e seus derivados; 
Exemplo: Kuwait, kuwaitiano; Washington, Yokohama, Kiev.
  • Símbolos, abreviaturas, siglas e palavras adotadas como unidades de medida internacionais; 
Exemplos: km (quilômetro), KLM (companhia aérea), K (potássio), W (watt), Kg (quilograma), www (sigla de world wide web, expressão que é sinônimo para rede mundial de computadores).
  • Palavras estrangeiras incorporadas à língua;
Exemplos: Show, playboy, sexy, playground, windsurf, download, kung fu, yin, yang, megabyte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário