Seguidores

segunda-feira, 6 de agosto de 2012

Diferentes Plurais.




Em nossa língua, o plural normalmente é feito com acréscimo de "s". O plural de "livro" é "livros", o de "rua" é "ruas", o de "poema" é "poemas". Às vezes, não se pode colocar o "s" diretamente; é preciso, antes, "preparar" a palavra que está no singular para que ela possa receber o "s". Isso ocorre, por exemplo, com palavras que terminam em "r", como "mar", cujo plural é "mares". Preparar a palavra nesse caso, significa colocar um "e" antes do "s".
Isso não ocorrerá só com as palavras que terminam em "r". O plural de "raiz" é "raízes", o de "mês" é "meses". Como se vê, as palavras terminadas em "z" ou "s" passam pelo mesmo processo: o plural é feito com acréscimo de "es".
O plural de palavras como "difícil", "funil" ou "terrível" também não é feito com o simples acréscimo de "s". O de "difícil" é "difíceis", o de "funil"  é "funis", e o de "terrível" é "terríveis".
Bem, se fizermos as contas, talvez cheguemos à conclusão de que de fato a maioria das palavras faz o plural com o simples acréscimo de "s", mas não são poucos os casos em que isso não ocorre.
A esta altura, talvez você esteja pensando que, de um jeito ou de outro, o plural acaba sempre terminando em "s". Será? Qual é o plural de "tem" ("Ele tem")? É "têm" ("Eles têm"). O de "vem" ("Ele vem") é "vêm" ("Eles vêm"). O de "intervém" ("Ele intervém") é "intervêm" ("Eles intervêm"). E o de "põe" ("Ele põe")? É "põem" ("Eles põem"). O de "compõe" ("Ele compõe") é "compõem" ("Eles compõem").
Como se vê, o plural de algumas formas verbais pode ser feito com acento, como ocorre em "tem/têm", com a troca de acento como em "intervém/intervêm", ou com o acréscimo de um "m", como ocorre em "põe/põem" ou "compõe/compõem".
Por fim, não podemos esquecer de um caso diferente de todos, o da palavra "qualquer", cujo plural é "quaisquer": "Não leia livros quaisquer".

Fonte: Prof. Pasquale Cipro Neto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário